ÁREA PEDAGÓGICA

No Externato “O Baloiço” pretende-se promover a convergência de saberes tendentes ao sucesso escolar, partindo do princípio de que "educar é preparar para a Vida". Para atingir este objetivo é necessário aproximar a Escola ao meio familiar, sendo indispensável a colaboração e apoio dos Encarregados de Educação, orientando o seu educando, mostrando interesse por toda a sua atividade escolar, elogiando, estimulando, ouvindo e dialogando. A escola deixou de ser apenas um meio transmissor de conhecimentos. Ela passou também a privilegiar o desenvolvimento de capacidades, atitudes, aptidões, aspetos afetivos e psicomotores. A educação compreende então um conjunto de hábitos e critérios com o sentido de preparar para o futuro e tornar o ser auto-suficiente, responsável e solidário de modo a poder inserir-se na sociedade a que pertence.

PRÉ-ESCOLAR



A Lei–quadro da Educação Pré–escolar estabelece como princípio geral que “a Educação pré–escolar é a primeira etapa da educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.

 

1º CEB



Pretendemos contribuir para a construção de uma escola para todos mais humana, criativa e inteligente, que visa a formação integral de todas as crianças e jovens e a promoção de aprendizagens realmente significativas.

 

Na nossa perspetiva de escola, não basta adquirir o conhecimento, é necessário compreender e saber usar o que se aprende, assim como desenvolver o gosto por aprender e a autonomia no processo de aprendizagem.