QUEM SOMOS
Consideramos que a formação para os valores é essencial a toda a formação integral do ser humano.
A ação educativa do Externato dá especial relevo aos seguintes valores: confiança, auto-estima, responsabilidade, autonomia, tolerância, compromisso, solidariedade, profissionalismo, exigência, paz e respeito ambiental.
PROMOVER UMA CULTURA DE QUALIDADE DESDE A CRECHE ATÉ AO 1º CICLO
A qualidade do sucesso educativo dos alunos está diretamente relacionado quer com o nível de expetativas sociais, culturais e profissionais, quer com os níveis de exigência promovidos junto dos alunos e dos adultos.
Interessa uma aposta efetiva na eficácia de todo o processo de ensino – aprendizagem, que está associada à capacidade de diminuir as desigualdades entre alunos e de oferecer mais oportunidades de aprendizagem diferenciada, conforme as necessidades de cada um, quer se trate de alunos com dificuldades, quer se trate de alunos excecionais. Importa uma escola promove o êxito educacional dos alunos valorizando e ampliando ao máximo as suas capacidades e competências, de forma a diminuir e reduzir desigualdades de oportunidades. Incluem-se, neste contexto, os alunos com NEE que deverão obter da escola as respostas adequadas às suas necessidades.
VALORIZAR A DIMENSÃO HUMANA DO ENSINO, PROMOVENDO UMA CULTURA DO SABER SER E DO SABER ESTAR.
Todo o processo de ensino – aprendizagem desencadeado pela escola assenta numa rede de relações interpessoais construída pela diversidade dos atores que nela intervêm. Neste sentido, a qualidade das relações humanas promovidas pela escola, interfere diretamente no perfil de indivíduo/cidadão que se pretende para a nossa sociedade. Assumem, a este respeito, especial relevância os valores da educação, respeito, disciplina, tolerância e todos os valores associados a uma convivência humana caraterística de uma sociedade aberta e democrática.
INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NA VIDA E DINÂMICA DA ESCOLA.
Os pais são atores educativos de pleno direito. Conscientes de que muito do sucesso escolar dos alunos passa pela dimensão familiar, é fundamental construir processos de co-responsabilização e cumplicidade pelo processo educativo dos seus educandos.
A família é o primeiro e principal elo de ligação de escola ao seu meio social envolvente. Quanto mais integrados estiverem os pais na vida escolar maior será o sucesso escolar.