HISTÓRIA
O Externato “O Baloiço” pretende ser muito mais do que uma instituição de ensino e embora sabendo que “o essencial é invisível aos olhos...” (Saint-Exupéry, s.d.),
PASSADO
O Externato "O Baloiço" foi fundado no ano letivo de 1965/66 pelos pais dos atuais diretores. As suas primeiras instalações foram no Bairro Janeiro, na Amadora, onde funciona presentemente a creche. Essas instalações, que numa primeira fase teriam a lotação de 40 crianças, logo foram ampliadas dado que as inscrições ultrapassaram largamente as expetativas. No ano letivo de 1966/67 a mesma era já de 150 crianças, para no ano a seguir e já também com as instalações da Reboleira, a funcionar com aproximadamente 400 crianças. Em 3 anos apenas, passou a ter uma lotação 10 vezes maior do que a inicial.
PRESENTE
O "Baloiço" é uma instituição de ensino com largas tradições no Concelho da Amadora.
Atualmente é constituído por dois edifícios distintos, tipo moradia e separados geograficamente por aproximadamente 2,5 Km. Cada um dos seus edifícios tem sido regularmente remodelado com o cuidado de os adequar às diferentes idades, nomeadamente no Bairro Janeiro (creche) até aos três anos e na Reboleira (externato) até aos 9 anos.
FUTURO
O nosso objetivo geral é promover a convergência de saberes tendentes ao sucesso escolar, partindo do princípio de que "educar é preparar para a Vida". Para atingir este objetivo é necessário aproximar a Escola ao meio familiar, sendo indispensável a colaboração e apoio dos Encarregados de Educação, orientando o seu educando, mostrando interesse por toda a sua atividade escolar, elogiando, estimulando, ouvindo e dialogando.
A educação compreende então um conjunto de hábitos e critérios com o sentido de preparar para o futuro e tornar o ser auto-suficiente.
Por tudo aquilo que somos e representamos, bem vindos ao Baloiço.