HORÁRIOS

SEGUNDA A SEXTA

7.30 ÀS 19.30 HORAS

ABERTO TODO O ANO

 

CONTATOS

EXTERNATO

Rua Correia Teles 18-A
2720-136 AMADORA
secretaria@obaloico.com

Tel: 214 953 955
Fax: 214 968 081

CRECHE

Avenida de Aljubarrota 19-r/c

2700-039 AMADORA

creche@obaloico.com

​Tel: 214 923 442

Fax: 214 968 081

© MATOS & RIBEIRO Ltd. todos os direitos reservados.

HISTÓRIA

O Externato “O Baloiço” pretende ser muito mais do que uma instituição de ensino e embora sabendo que “o essencial é invisível aos olhos...” (Saint-Exupéry, s.d.),

PASSADO

 

O Externato "O Baloiço" foi fundado no ano letivo de 1965/66 pelos pais dos atuais diretores. As suas primeiras instalações foram no Bairro Janeiro, na Amadora, onde funciona presentemente a creche. Essas instalações, que numa primeira fase teriam a lotação de 40 crianças, logo foram ampliadas dado que as inscrições ultrapassaram largamente as expetativas. No ano letivo de 1966/67 a mesma era já de 150 crianças, para no ano a seguir e já também com as instalações da Reboleira,  a funcionar com aproximadamente 400 crianças. Em 3 anos apenas, passou a ter uma lotação 10 vezes maior do que a inicial.

PRESENTE

 

O "Baloiço" é uma instituição de ensino com largas tradições no Concelho da Amadora. 
Atualmente é constituído por dois edifícios distintos, tipo moradia e separados geograficamente por aproximadamente 2,5 Km. Cada um dos seus edifícios tem sido regularmente remodelado com o cuidado de os adequar às diferentes idades, nomeadamente no Bairro Janeiro (creche) até aos três anos e na Reboleira (externato) até aos 9 anos.
 

FUTURO

 

O nosso objetivo geral é promover a convergência de saberes tendentes ao sucesso escolar, partindo do princípio de que "educar é preparar para a Vida". Para atingir este objetivo é necessário aproximar a Escola ao meio familiar, sendo indispensável a colaboração e apoio dos Encarregados de Educação, orientando o seu educando, mostrando interesse por toda a sua atividade escolar, elogiando, estimulando, ouvindo e dialogando.   

A educação compreende então um conjunto de hábitos e critérios com o sentido de preparar para o futuro e tornar o ser auto-suficiente.       

Por tudo aquilo que somos e representamos, bem vindos ao Baloiço.